logo
notfound

Escute o que eu tenho para te dizer (Comunicação)

Quando o líder está aberto a ouvir e entender o outro, a debater as visões com sua equipe e a crescer junto, o processo de trabalho nas organizações só tem a ganhar.

Para mim essa frase é uma grande verdade, ela representa o ponto de virada de uma equipe de alta performance para uma equipe mediana.

O sucesso de uma equipe, depende muito do líder, das suas habilidades e da sua capacidade de mudar, se adaptar, fazer diferente e desenvolver seu time em cada necessidade que eles apresentem.

Parece simples, mas na minha jornada desenvolvendo pessoas, pude perceber que mesmo quando os líderes aprendem novas técnicas, novos conceitos e decidem aplicar o aprendizado no dia a dia, eles encontram outra barreira ainda maior: A barreira da crença (o mindset).

Essa mudança de mindset depende única e exclusivamente do líder, onde no processo de autoconhecimento, buscará ferramentas, estratégias ou até mesmo algum tipo de ajuda (coaching, mentoring ou consultoria) para romper com os paradigmas que estão impedindo (neste caso) que ele ouça com atenção e empatia o que a sua equipe está demonstrando ou precisando.

Agora, imaginando que o líder não queira investir no seu desenvolvimento (essa é uma questão de escolha), estou deixando à baixo uma lista com 4 passos para começar a ouvir melhor o que a sua equipe tem a dizer e assim se aproximar das pessoas, aumentar a confiança e conquistar novos resultados.

  1. Coloque-se no lugar da outra pessoa: Imagine que você está falando com o seu líder ou com um colega de outro setor ou departamento, você gostaria de ser ouvido na essência? Empatia é a melhor técnica para começara ouvir na essência
  2. Ao ouvir o que está sendo dito, preste atenção também ao que não está sendo dito: As mensagens não ditas são tão importantes quanto as que escutamos com atenção.
  3. Pergunte e clarifique quando não entender: Caso fiquem dúvidas, pergunte para ter certeza de que a informação e a mensagem estão claras o suficiente para agir.
  4. Faça alguma coisa com o que você ouviu e entendeu: não basta entender, precisamos agir, então, quando ouvir na essência e não tiver mais dúvidas faça alguma coisa para que as pessoas tenham certeza que você entendeu e agirá na direção do que foi dito.

Gratidão

Thiago Cury

About the Author

Leave A Comment

By: Slapp Comunicação